Dicas para economizar no Orçamento Doméstico

Alimentação
Antes de ir ao supermercado, faça uma lista, assim você evita impulsos consumistas. Cuidado com os supérfluos, que ficam em lugar privilegiado nas prateleiras. Outra coisa: temos maior tendência a comprar supérfluos quando vamos ao supermercado com fome.

Vestuário
Não compre por impulso. O mesmo produto pode, por vezes, ser encontrado em diversas lojas por preços diferentes.

Mensalidades
(Escolares, convênios, clubes): Atente-se às cláusulas das datas de vencimento, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos à data de seu salário.

Energia Elétrica
Lâmpadas: aproveite a luz natural. Pinturas escuras exigem mais iluminação. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) use lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem gastos.

Geladeira e Freezer: Mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes e longe de fontes de calor (fogão, luz solar). Evite o "abre e fecha" das portas. Descongele periodicamente o aparelho. No inverno, regule o termostato na menor potência. Não pendure roupas atrás do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado. Não coloque alimentos quentes na geladeira, nem forre prateleiras.

Ferro de passar: acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido.

Chuveiro: evite banhos demorados. Limpe os orifícios de saída de água. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes.

Máquinas de lavar e secar: utilize-as na capacidade máxima, mas sem sobrecarregá-las. Mantenha filtros limpos e use a quantidade de sabão indicada pelo fabricante. Mantenha o nivelamento das máquinas em relação ao chão.

Torneira elétrica: evite ligá-la e desligá-la constantemente. Ensaboe todas as peças e só depois enxágüe.

Telefone: ligações mais demoradas e/ou interurbanas ficam mais baratas em horários de tarifas reduzidas   (à noite ou nos fins de semana). Informe-se junto às operadoras.


Fonte: www.coisadicasa.com.br