ESCOLHA SUA PÓS-GRADUAÇÃO

 LATO SENSU

Extensão – São cursos curtos, para todas as áreas que privilegiam a abordagem de um único tema. Ideal para aqueles que querem direcionar a carreira para uma disciplina que tenha chamado a atenção durante a graduação. Como os cursos de especialização, não oferecem titulação.

 Especialização – Curso com objetivo técnico específico, voltado ao aprimoramento profissional de curta duração e ao mercado de trabalho, como os programas de MBA (Master Busines Administration). Destina-se aos profissionais que têm como meta atingir o domínio científico de uma determinada área de conhecimento. Não concede titulação, apenas certificado.

 
STRICTO SENSU 

Mestrado profissional – Destina-se ao mercado de trabalho e prioriza a prática. Apesar do foco estar diretamente na profissão, quem se decidir por esse curso está igualmente habilitado para seguir carreira docente nas universidades. Para obter a graduação de mestre, deverá, como no mercado acadêmico, apresentar e defender uma dissertação. 

Mestrado – Dirigido a quem quer se dedicar ao meio acadêmico: produção de pesquisas e aulas. Somente as universidades aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) podem oferecer esse tipo de curso. Ao final, o mestrando apresenta uma dissertação sobre um tema escolhido. Se aprovado pela banca examinadora, recebe o grau de mestre. 

Doutorado – Também é direcionado aos que optam pela carreira acadêmica e somente as universidades autorizadas pelo MEC podem oferecê-lo. Teoricamente, o doutorado está um grau acima do mestrado por exigir maior dedicação e aprofundamento no tema estudado. Não é preciso ser mestre para dedicar-se ao curso. O título de doutor é obtido após a elaboração e aprovação de uma tese.