INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS
 

Este livro é produto da observação das necessidades dos alunos. E foi escrito especialmente para estudantes e demais interessados em iniciar-se nas técnicas de controle e mensuração relativas à área industrial.  

Em seus 12 capítulos, mediante linguagem simples, o conteúdo é cuidadosamente ordenado e apresentado de forma a possibilitar um aprendizado progressivo, envolvendo inicialmente:

      ·        ambiente e estrutura organizacional de uma indústria;
·       
noções dos elementos que compõem o custo dos produtos (matéria-prima,                    mão-de-obra e os gastos gerais de fabricação);
·       
expressões técnicas;
·       
tipos de produção;
·       
sistemas tradicionais de atribuição dos custos aos produtos;
·       
aspectos e esquemas contábeis.

Já em uma fase intermediária, são apresentadas as formas mais modernas de alocação dos custos indiretos aos produtos, mediante emprego da “departamentalização” e do “ABC – custeio baseado em atividades” (activity based costing). Técnicas estas que reduzem substancialmente as diferenças geradas pela arbitrariedade e subjetividade do sistema tradicional.

Nos últimos capítulos, uma vez constituída a base de conhecimentos sobre “custos para formação de estoques e, determinação do custo dos produtos vendidos”, é apresentado o enfoque “custos para fins gerenciais”, em uma seqüência envolvendo: custo padrão, métodos de custeio, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e grau de alavancagem operacional.

Para melhor compreensão e fixação do conteúdo, os capítulos apresentados são complementados por exercícios com grau de dificuldade progressivo (inclusive são empregados alguns exercícios dos exames de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade).

A partir deste momento o leitor já terá conhecimentos suficientes para aprofundar-se no tema.

Os professores poderão solicitar junto à Editora, o manual com a solução das atividades e exercícios propostos neste livro.

Comentários e sugestões de melhoria serão sempre bem vindas, analisadas e consideradas no futuro.

     Obs. Para melhor visualização, em alguns exercícios os centavos foram abolidos.

 

Mensagem do Autor

Como resultado do processo de avanço do conhecimento e dos segmentos produtivos da sociedade em todo o mundo, surgem novas oportunidades empreendedoras em todos os setores e a conseqüente necessidade de desenvolvimento de novos mecanismos de controles, mensuração e informações para avaliação de desempenho e tomada de decisões. Estamos vivenciando o “mundo empreendedor” em sua plenitude; todo investimento é viabilizado levando-se em conta, em primeiro lugar, o retorno que pode oferecer.

Estamos, também, numa fase em que todas as atividades são executadas dentro do menor tempo disponível para sua realização. O relógio tornou-se um acessório importantíssimo na atualidade. Qualquer iniciativa, seja ela qual for, é sempre decidida, prioritariamente, em virtude do menor tempo disponível para a sua realização. 

Por estar sempre em contacto com esta dura realidade, onde ninguém dispõem de muito tempo, anteriormente como estudante, e atualmente como profissional e professor de Contabilidade; resolvi escrever este livro com o intuito de facilitar na medida do possível a vida dos alunos(as) que estão expostos(as) a esse estressante cenário.

Levando-se em conta que, antes de iniciar o estudo sobre Custos, os alunos já tiveram contato com os fundamentos e conceitos básicos de Administração, Economia e Contabilidade; sem perda de conteúdo, e visando um melhor entendimento da terminologia e dos mecanismos relativos às atividades industriais, procuramos facilitar a aprendizagem mediante uso de uma linguagem simples e objetiva na exposição dos textos, exemplos, atividades e exercícios.

A tendência de abordagem histórica, excesso de informações e linguagem rebuscada não foram consideradas neste trabalho.

  Desfrutem,

 O Autor

 

CUSTOS COM ENFOQUE PRÁTICO E CLARO 

Introdução à Contabilidade e Análise de Custos mostra conceitos, problemas, soluções e dicas da prática – para o aprendizado eficaz
 

O problema do controle dos custos e, principalmente, da tomada de decisões inteligente a partir do conhecimento adequado da estrutura de custos da empresa permanece sendo um desafio para as organizações numa economia caracterizada pelo dinamismo e transformação. Como problema central a demandar competência do profissional de finanças, a gestão dos custos é matéria necessária e das mais relevantes no desenvolvimento desses profissionais, mas nem sempre os cursos conseguem dar conta do recado, isto é, oferecer uma orientação que una eficazmente a teoria e a prática, de modo compreensível para o aluno. O livro Introdução à Contabilidade e Análise de Custos, de José Divanil S. Berbel, lançamento da Editora STS traz uma contribuição significativa para equacionamento do problema.

Feito a partir e com base nas demandas apresentadas por alunos do autor, professor universitário, o livro apresenta cada conceito fundamental seguido de orientações práticas e exercícios que possibilitam o aprendizado progressivo e completo. O autor, Mestre em Contabilidade e Especialista em Didática, vem atuando também como contabilista há mais de quinze anos e o mérito do seu livro consiste na junção de conceitos, práticas e tratamento didático adequado para uma compreensão mais fácil.  O livro é indicado para o estudante, para o profissional de finanças, e para os professores da área. Estes podem contar com uma ajuda extra: poderão solicitar à editora o manual orientativo para solução das atividades e exercícios propostos.
 

Editora – STS, São Paulo
fones: (011) 221-1345 / 3225-0353

Internet:
www.editorasts.com.br

e-mail:
info@editorasts.com.br