MUDANÇAS DE CENÁRIO NO MERCADO E NO ENSINO


O ensino segue a demanda do mercado; caso ela mude, mudamos também.

Deixar de lado os cursos generalistas e trazer novas especializações para o corpo discente é uma das tendências do mundo acadêmico.

Um curso interdisciplinar e um estudante que sabe o que quer. Essa é a mais nova receita das Entidades de Ensino Superior para formar profissionais modernos. Prova disso são os recém-criados cursos de Informática Biomédica; Química Ambiental; Ciência da Informação e da Documentação; Física Médica; Engenharia Ambiental; Design e Programação de Games; Musicoterapia; Engenharia Industrial Madeireira;Turismo (ênfase em Ecoturismo); Contabilidade (ênfase em Análise de Sistemas), que permeiam, ao mesmo tempo, áreas como Medicina, Direito, Administração e Controladoria, com a intenção de preparar os alunos para trabalhar em um nicho bem específico do mercado.

Você imagina o que podem fazer profissionais formados em Informática Biomédica, Ciência da Informação e da Documentação, Engenharia Industrial Madeireira, Química Ambiental, Física Médica, Musicoterapia? Como exemplo podemos citar que no caso de Programação de Games, "não é para vir para a faculdade achando que só vai brincar com jogos de computador, o curso – primeiro no Brasil com essa característica – aborda a computação e a programação, além de pesquisa e criação de games".

Dentro de alguns anos, quando esses pioneiros começarem a chegar ao mercado de trabalho, com seus diplomas debaixo do braço, a tendência será aumentar ainda mais a demanda por estes profissionais.

Especialistas em mercado de trabalho, lembram que é preciso analisar as perspectivas da profissão para o futuro, quando o curso terminar, "o estudante precisará estar em sintonia com as tecnologias e inovações que o mercado de trabalho estará exigindo.

Nessa ocasião atenta aos avanços – com novas linhas de pesquisas voltadas para cada um dos temas, entrarão em cena os cursos de pós-graduação, com a nobre missão de aprimorar ainda mais esses profissionais, capacitando-os definitivamente para o atendimento às expectativas e demandas da sociedade.

 

Publicado no IPG Informativo Pós Graduação da Faculdade Ítalo Brasileira, 2ª edição, jan/03.