O que é ISO?

É uma organização internacional denominada "International Organization for Standardization" fundada em 1947, sediada em Genebra, onde são desenvolvidas normas para manufatura, comércio e comunicações, sendo editadas em três idiomas: inglês, francês e russo. Contam com mais de 130 países associados, e cada país tem um representante junto à ISO, sendo o Brasil representado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A palavra ISO vem do idioma grego que quer dizer UNICIDADE - REPETIBILIDADE

 

O que é ISO 9000:2000?

É um conjunto de normas publicadas pela Organização Internacional para Normatização que especifica, em termos amplos, os componentes necessários a um Sistema da Qualidade. Esta norma foi originalmente publicada em 1987.

O que distingue a ISO 9000:2000 de outros programas da qualidade é que esta norma não está voltada para a qualidade do produto ou serviço, mas sim, para o sistema da sua empresa. Esta situação única, permite que toda empresa, ou organização, independente de seu produto ou serviço, seja abrangida por uma normatização comum. Isto difere de outros sistemas da qualidade e prêmios como: Gerência da Qualidade Total ou Prêmio Nacional da Qualidade, os quais estão preocupados unicamente com o produto ou serviço e não com a forma com que as empresas atingem esta qualidade.

Isto nos permite concluir que se melhorarmos continuamente nosso sistema de gestão da qualidade, consequentemente iremos melhorar continuamente nosso produto ou prestação de serviço.

 

Fonte: Revista do SESCON - out/02
Autor: José Roberto Silveira