RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

 

Devemos tomar todo cuidado para não exagerar no otimismo na hora de redigir o Relatório da Administração. O Relatório deverá apresentar de forma bem realista o que realmente ocorreu no exercício, e quais são as tendências futuras.

 Os relatórios podem ser simples ou abrangentes. Devem entre outras coisas evidenciar os seguintes fatos:

 Os administradores da companhia aberta são obrigados a comunicar imediatamente à Bolsa de Valores e a divulgar pela imprensa qualquer deliberação da assembléia geral ou órgãos de administração da companhia, ou outro qualquer fato relevante ocorrido em seus negócios, fato que possa influir, de modo ponderável, na decisão dos investidores do mercado de vender ou comprar valores mobiliários emitidos pela companhia.

 

 

MODELOS DE RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO:

 Empresa A -  (simples)

Senhores Acionistas: De acordo com as disposições legais e estatutárias, submetemos à apreciação de V.Sas. os documentos relativos às Demonstrações Financeiras, compreendendo o período de 01 de janeiro a 31 de Dezembro de 20x1, permanecendo à disposição de V.Sas. para quaisquer esclarecimentos que julgarem necessários.

São Paulo, abril de 20x2.

 

Empresa B – (Abrangente)

ECONOMIA

Em 20x1 a economia brasileira foi afetada por significativas mudanças, sendo a primeira e mais representativa a flexibilização cambial,implantada logo em (mês), medida que provocou intensas repercussões na maioria das empresas.

Ao longo do ano, as providências tomadas pelo governo surtiram os efeitos desejados e o cenário passou a ser mais positivo, com a recuperação da economia e tendência de retomada do crescimento.

ÁREA COMERCIAL

A Estrutura comercial da companhia foi reorganizada, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e a rentabilidade de suas vendas. A  partir de uma profunda análise do mercado, o leque de marcas e produtos foi reformado, visando melhor atingir e satisfazer todo o espectro de clientes e consumidores alvo das marcas X e Y.

Também durante o exercício, a companhia deu início a uma agressiva política de mercado, buscando alcançar uma participação compatível com a imagem e a qualidade de seus produtos, tendo já alcançado um incremento de 48% em suas vendas, em relação a 20x0.

Os sistemas de Logística e Distribuição também forma reestruturados, atingindo-se  expressivas melhorias nos serviços e em custos, destacando-se a racionalização do uso de Centros de Distribuição.

ÁREA INDUSTRIAL

A companhia concentrou suas atividades industriais no Estado M, Município N, onde mantém unidade fabril. Tal decisão se fundamenta no objetivo de aproximar, a custos mais competitivos, a manufatura ao campo, fator decisivo na preservação da qualidade dos produtos, e, ademais, por tratar-se da região fornecedora de matéria-prima agrícola da melhor qualidade.

RECURSOS HUMANOS

A política de recursos humanos adotada nos aspectos de treinamento, benefícios e segurança do trabalho para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, tem proporcionado à empresa figurar entre as melhores em seu ramo de atuação.

TECNOLOGIA

Em Maio de 20x1 foi implantado o SAP, sistema integrado de informações, que pelas suas características tem facilitado a administração dos negócios, conferindo maior dinamismo às operações, na medida em que disponibiliza aos administradores dados atualizados sobre o andamento de todas as operações.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos o apoio e a participação dos Senhores acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, órgãos governamentais e a comunidade financeira nos resultados até então alcançados.

 

São Paulo, Março de 20x2.

A Administração